Mas, afinal: o que faz um(a) médico(a) nutrólogo(a) e quando devemos procurá-lo(a)?
Essas perguntas, por vezes, despertam algumas dúvidas nas pessoas e, para respondê-las adequadamente, traço aqui uma contextualização acerca da especialidade e da capacitação para se tornar médico(a) nutrólogo(a).
A Nutrologia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde o ano de 1978 e, por definição, é responsável pelo diagnóstico, tratamento, orientação de prognóstico e prevenção de patologias nutricionais.
Em outras palavras, a Nutrologia abrange questões relacionadas a doenças que podem ser influenciadas pela nutrição, como, por exemplo, obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e desnutrição. O nutrólogo realiza uma abordagem individualizada, considerando aspectos clínicos, sociais e culturais do paciente, e utiliza diferentes recursos, como medicamentos, planos alimentares, orientações sobre suplementação e mudanças de estilo de vida.
Para se tornar médico nutrólogo, é preciso que, encerrados os 6 (seis) anos de graduação em Medicina, o profissional se dedique à residência médica de Nutrologia – que tem como pressuposto a conclusão prévia de residência em Clínica Médica (como é o meu
caso) ou Cirurgia Geral -, ou que obtenha o título através de prova da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) 1 .
O campo de atuação do médico nutrólogo, nesse contexto, é bastante amplo, podendo-se destacar o tratamento de:
– Obesidade e sobrepeso;
– Desnutrição;
– Sarcopenia (diminuição da quantidade e da qualidade muscular);
– Magreza constitucional;
– Emagrecimento não intencional;
– Diabetes;
– Doença celíaca, SIBO e síndrome do intestino irritável;
– Esteatose hepática não alcoólica (gordura no fígado);
– Dislipidemias (distúrbios do colesterol ou triglicérides);
– Transtornos alimentares (anorexia, bulimia, compulsão alimentar, TARE);
– Pacientes oncológicos;
– Deficiências nutricionais;
– Intolerâncias alimentares;
– Doenças inflamatórias (Crohn ou retocolite);
Para além desse rol de doenças (que, como exposto, é apenas exemplificativo), o papel do médico nutrólogo ganha relevância em questões relacionadas ao acompanhamento de atletas profissionais e amadores, de pessoas adeptas às dietas veganas e vegetarianas, bem como avalições preventivas em geral, entre outros.
É importante ressaltar, devido às – infelizmente – não raras vezes com que nos deparamos com isso atualmente, que procedimentos como “medicina ortomolecular”, “antienvelhecimento”, “ozonioterapia” e “modulação hormonal” não fazem parte do rol de atribuições do nutrólogo – e, mais do que isso, sequer são práticas respaldadas pela ciência e literatura médica consagrada.
Dediquei-me mais de 10 (dez) anos ao estudo sério da Medicina e da Nutrologia, passando por instituições renomadas e estando em contato com referências da área, justamente para promover aos meus pacientes os cuidados de que realmente necessitam, com lastro científico e apoio nas boas práticas médicas.
Serei muito feliz em atendê-lo(a)! Agende a sua consulta!
1 Para prestar a prova da ABRAN, existem requisitos próprios, como:
1) Ter feito residência de Nutrologia, sendo que, as residências de Nutrologia disponíveis no Brasil (em 2024) são:
-Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (HCFMRP/USP) – Ribeirão Preto – SP há 2 vagas e com 2 anos de duração.
-Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) – São Paulo – SP há 2 vagas e com 2 anos de duração.
-Hospital Israel Pinheiro: Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) – Belo Horizonte – MG há 2 vagas e com 2 anos de duração.
-Hospital de Clínicas – Porto Alegre – RS há 2 vagas sendo 1 para nutrologia do adulto e 1 para Nutrologia pediátrica. Ambas com 2 anos de duração.
-Hospital Ernesto Dornelles – Porto Alegre – RS há 1 vaga e com 2 anos de duração.
-UNIFESP – São Paulo – SP há 2 vagas para Nutrologia pediátrica e com 2 anos de duração.
-IGESP – São Paulo – SP – Há 2 vagas para a residência em Nutrologia do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades (IBEPEGE) – 2 anos de duração.
-Hospital Geral Roberto Santos – SESAS – Salvador – BA há 2 vagas e com 2 anos de duração.
-Hospital Universitário Professor Edgard Santos – Salvador – BA há 2 vagas e com 2 anos de duração.
OU
2) Ter feito estágio de Nutrologia reconhecido pela ABRAN, com carga horária de 5.760 horas ao longo de 2 anos ( CH: 2.880/anuais). Os serviços credenciados pela ABRAN (em 2024) são:
-Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE) em São Paulo – SP Há 06 vagas e duração de 02 anos. Pré-requisito: 02 anos de formado até a data de início
-Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) em São Paulo – SP Há 02 vagas e duração de 02 anos. Pré-requisito: Residência de Clínica Médica ou Cirúrgica ou Medicina de família e comunidade.
-Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (HCFMRP/USP) em Ribeirão Preto – SP Há 02 vagas e duração de 02 anos. Pré-requisito: Qualquer residência prévia, ou título de especialista aprovada pela AMB
-Hospital São Joaquim da Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo (BP) – São Paulo – SP Há 04 vagas e duração de 02 anos. Pré-requisito: 02 anos de formado até a data de início
-IGESP – São Paulo – SP – Há 2 vagas para o Programa de treinamento em Nutrologia do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades (IBEPEGE) – 2 anos de duração.
-Hospital Felício Rocho em Belo Horizonte – MG Há 05 vagas e duração de 02 anos.
OU
3) Comprovar 4 anos de atuação em serviço de Clínica Médica ou Clínica cirúrgica MAIS 4 anos de atuação em serviço de Nutrologia. Totalizando 8 anos. O Edital de 2023 deixou claro que os períodos não podem se sobrepor.